Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações e Medidas do Governo Federal > Senado aprova proposta de linha de crédito especial às Micro e Pequenas Empresas
Início do conteúdo da página

Senado aprova proposta de linha de crédito especial às Micro e Pequenas Empresas

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 22h06 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 14h28 | Acessos: 783

Aprovação de linha de crédito especial pelo Senado para beneficiar as micro e pequenas empresas.

      

     Em sessão virtual, realizada na manhã desta sexta-feira(24), foi aprovado no Senado o projeto que cria uma linha de crédito especial para micro e pequenas empresas, o qual deverá estimular a concessão de créditos ao setor durante o período de recessão econômica causado pelo covid-19.
     De autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC), o PL 1.282/2020 foi aprovado na Câmara na quarta-feira (22), na forma de um substitutivo da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), e retornou ao Senado devido às mudanças. Agora, o texto segue para sanção. O projeto original foi relatado pela senadora Kátia Abreu (PP-TO). No retorno da matéria ao Senado, a Senadora apresentou um novo parecer, acatando as mudanças feitas pela Câmara, com ajustes de redação.

   Em seu novo relatório, Kátia considerou positiva a mudança operacional feita pelos deputados no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. A Senadora afirmou que, na atual conjuntura, o que tem mais inviabilizado o acesso ao crédito é a percepção do aumento do risco de inadimplência, “o que gera um represamento de recursos disponíveis nos bancos”. O texto aprovado pelo Senado estabelece o PRONAMPE(Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). O Poder Executivo fica autorizado a adotar o PRONAMPE como política oficial de crédito, com o objetivo de consolidar os pequenos negócios no país.
    A ideia é que o programa de apoio a essas empresas seja permanente, não apenas no período da pandemia. Os valores destinados serão definidos a cada ano, no mesmo modelo do que ocorre no Pronaf(Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

 

 MAIS INFORMAÇÕES 

 

 

 

 

Fonte: Agência Senado
https://bit.ly/3bFIHxS

 

 

 

Fim do conteúdo da página