Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Microempresas: Bom momento e desafios


Por Zona Livre Publicado 20/12/2018 às 18h50 Atualizado 19/02/2023 às 11h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Bola redonda para o novo Governo e quem comemora são as microempresas

* Ercílio Santinoni

Há poucos dias, realizamos nossa XV Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, que contou com centenas de participantes de 18 estados brasileiros. A abertura do evento teve a apresentação da SEMPE – Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, que faz o advocacy das MPE no Governo, que falou dos Avanços da Micro e Pequena Empresa nos últimos dois anos e a parceria com a nossa entidade, a CONAMPE, que foi precursora em procurar a atual administração da Secretaria, logo em junho de 2016 e transmitir as pautas prioritárias para o empreendedorismo.

Nesse fechamento de ciclo, em um governo onde as MPE tiveram especial papel na perceptível retomada da economia, é possível traçar um cenário de otimismo para os próximos anos, já que a pauta governamental para os pequenos negócios está alinhada com as demandas das entidades que representam o setor.

É importante observarmos que, em um curto período de dois anos, a gestão da SEMPE e, logo em seguida, também do MDIC, abraçaram verdadeiramente o diálogo com as diversas lideranças da MPE para, de forma democrática e colaborativa, definir os projetos de curto prazo e as ações estruturantes que os empreendedores necessitam, reduzindo o peso nas costas e permitindo que eles façam aquilo que sempre souberam, que é sustentar o desenvolvimento do país.

Vamos dedicar todo um parágrafo à questão do diálogo, pois, muitas vezes, os Governos acabam perdendo essa habilidade, quanto mais junto a segmentos da sociedade muito pulverizados e cuja interlocução demanda mais energia, o que é o caso dos mais de 7,5 milhões de Microempreendedores Individuais e 8 milhões de Micro e Pequenas Empresas. Contudo, todo esforço realizado teve seu mérito, já que hoje o que vemos é uma total harmonia das principais entidades nacionais e estaduais e a equipe federal responsável pela gestão e estratégia das micro e pequenas empresas. O exercício foi de ouvir atentamente, executar o que foi possível e, porque não, explicar com clareza aquelas reivindicações que não se mostravam viáveis no momento. O oposto disso, foi visto em maio deste ano, com o movimento dos caminhoneiros, o que elevou a importância do diálogo à enésima potência.

Voltando à apresentação da Secretaria em nossa XV Convenção Nacional, nos orgulhamos de participar de projetos relevantes como a retomada do Fórum Nacional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na LC 123/06 e que havia sido descontinuado na administração anterior; o avanço da REDESIM, gerida pela Secretaria Especial em parceria com Receita Federal, Juntas Comerciais, Estados e Municípios e que já chegou a quase 3.000 cidades, permitindo abertura de empresas de baixo risco em menos de 24 horas (sim, é realidade), ao mesmo tempo em que convocou as Juntas Comerciais a atuarem como Integradores Estaduais (Janela Única), evitando que os empresários visitem uma dezena de órgãos para solicitar viabilidade e licenças de seu negócio; a entrada dos eventos da Microempresa no Palácio do Planalto, em solenidade do Dia da MPE com a presença do Presidente da República, Ministros e demais autoridades; lançamento do regime diferenciado Simples Exportação, que permite a uma MPE exportar de forma tão fácil como enviar uma encomenda nos Correios; ver o projeto do IAE – Instituição Amiga do Empreendedor, que chama as Faculdades para abrirem as portas dos cursos de Administração e Contabilidade para orientar, gratuitamente, os empreendedores de sua região e que já conta com 270 instituições cadastradas; o lançamento do Novo Portal do Empreendedor, após mais de 7 anos estagnado, trazendo uma linguagem e acessibilidade modernos e agregando serviços como o recém lançado CREDMEI, que permite ao MEI solicitar crédito ao banco de sua preferência de maneira online e com poucos cliques. Enfim, para não transformarmos este pequeno artigo em uma dissertação, fecharemos com dois projetos absolutamente estruturantes, que são o SNGC – Sistema Nacional de Garantias de Crédito, em fase final de tramitação do Decreto Presidencial e que regulamentará o Art. 60-A da Lei da MPE, que já prevê este instrumento para facilitar crédito para os pequenos negócios e ainda não havia sido desenvolvido e a elaboração da Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa, que passará a ser o arcabouço para toda a ação governamental, de entidades paraestatais e, até mesmo, privadas, quando atuarem em favor dos pequenos negócios, garantindo, pela primeira vez no Brasil a centralidade dos projetos e participações, e a potencialização dos recursos nacionais para estímulo do empreendedorismo. A Política está sendo acompanhada de perto por organismos como a OCDE e será, certamente, exemplo em todo o mundo e orgulho para o Ministério da Economia.

Nossa solicitação para o Governo que entra: Manter os canais de diálogo (não pode haver retrocesso), dar respaldo para que a SEMPE possa avançar na defesa de nossos interesses dentro do próprio Governo combatendo corporativismos e visões fiscalistas que não contribuem com o desenvolvimento e que acabam por sufocar o setor produtivo, onde os pequenos sofrem mais; avançar na reforma tributária, fazendo que em pouco tempo o, hoje, tão importante SIMPLES acabe desnecessário, já que todo o Brasil será simplificado e avançar na reforma da previdência, já que um governo com contas equilibradas pode deixar os empresários respirarem, ao tempo em que também amplia sua capacidade de investimento em infraestrutura e reduz o custo Brasil. O fortalecimento dos pequenos é caminho definitivo para grandes resultados no desenvolvimento de nosso país, com geração de riqueza, empregos e equilíbrio social.

* Ercílio Santinoni, presidente da CONAMPE – Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, e da ULAPYME – União Latino-Americana da Micro e Pequena Empresa. Empresário da área contábil e secretário técnico do FOPEME – Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…