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Formação e Capacitação Empreendedora

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 20h02 | Última atualização em Sexta, 28 de Dezembro de 2018, 18h40 | Acessos: 253

Destinado a identificar, analisar e propor medidas para ampliar as oportunidades de capacitação para as micro e pequenas empresas, com a perspectiva de disseminação e compartilhamento da informação por meio de redes de relacionamento;

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COORDENADOR PÚBLICO: Coordenação de Capacitação, Tecnologia e Inovação / SEMPE / MDIC
Sr. Flávio Martins Pimentel - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

COORDENADOR PRIVADO: Federação Nacional das Juntas Comerciais - FENAJU
Sr. Mauro dos Santos Leônidas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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CONSTRUIR BASE NACIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA MPE

 

A construção da Base Nacional de Capacitação é uma demanda que foi sugerida em uma das reuniões dos Grupos de Trabalho, com o objetivo de reunir todas as iniciativas de educação empreendedora de forma que os próprios ofertantes dos mais diversos ramos da iniciativa alimentem o sistema.

 

A proposta consiste na construção de uma plataforma que armazene em seu banco de dados as disponibilidades de capacitação por instituição, por tema, região, tipo, etc.  Além disso, serão armazenadas as informações das empresas e funcionários que participarem das capacitações, a qual poderá se integrar a outros dois sistemas que estão sendo construídos, a base nacional de empresas (BNE) e o sistema de credito CERT simples, que permitirá o sistema bancário analisar um pedido de crédito, tomando como base as informações contidas na plataforma e, desta forma, oferecer um tratamento diferenciado para os empreendedores capacitados.

 

Desta forma, foi enviado para o MDIC uma solicitação para a contratação de uma empresa especializada em software. A solicitação foi aceita, a empresa responsável elaborou um pré-projeto para analisar a viabilidade da plataforma e estimativa de valores, onde o parecer final foi favorável.

 

O pré-projeto foi assinado pela SEMPE, próximo passo é a autorização do MDIC para execução do projeto.

BASE CURRICULAR DE EMPREENDEDORISMO (ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR)

 

Em reunião com a Secretária – Executiva do Conselho Nacional de Educação – CNE, a SEMPE tomou conhecimento da existência do Parecer n. º 13/2010, da Câmera de Ensino Básico do CNE, que afirma que o tema empreendedorismo não deve ser objeto de disciplina específica, mas que deve fazer parte do currículo de forma transversal nas várias disciplinas.

 

O Grupo de Trabalho do CT 5 tomaram conhecimento do PLS n° 772/2015, de autoria do Senador José Agripino, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir o tema do empreendedorismo no currículo da educação básica.  O projeto está em consonância com a demanda almejada pelo Fórum Permanente. O esboço propõe que os currículos do ensino fundamental, anos finais, e do ensino médio incluam o empreendedorismo de forma transversal no conteúdo curricular da educação básica e ainda contempla a educação superior, onde o discente será estimulado ao empreendedorismo e a inovação, visando a interação entre os conhecimentos técnicos e científicos. Esse PLS encontra-se em conformidade com o parecer do CNE/CEB n° 13, de 4 de agosto de 2010.

 

O Grupo de Trabalho conheceu o programa do SEBRAE sobre Educação Empreendedora e avalia ações para aumentar a escalabilidade das ações.

CURSOS EAD DO SENAC COM DESCONTOS PARA AS ENTIDADES MEMBROS DO FPME

 

A Ação tem o objetivo de oferecer cursos de Ensino a Distância com descontos aos micro e pequenos empresários associados às entidades membros do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - FPMPE.

 

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa - SEMPE e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, ocorreu na Reunião Plenária do Fórum – FPMPE, no dia 05/07/2018, que visa o oferecimento de cursos de formação inicial e continuada (FIC) e de extensão ofertados na modalidade a distância (EAD) com desconto de 20% para as entidades membros do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – FPMPE com a finalidade de ampliar o acesso à capacitação qualificada aos empreendedores, empresários e colaboradores associados às entidades membros do FPMPE.

CURSOS DO IEL-DF/FIBRA COM DESCONTOS PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO FPMPE

 

O Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa - SEMPE e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL-DF, está em fase final para assinatura. O referido acordo visa ofertar cursos com 15% de desconto às entidades e seus associados membros do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – FPMPE.

 

                   O ACT tem como finalidade:

          - Ampliar o acesso à capacitação qualificada aos empreendedores, empresários e colaboradores associados às entidades vinculadas aso FPMPE;

                 - Promover o compartilhamento de informações por meio de redes de relacionamentos;

              - Estimular a construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento local e à competividade da micro e pequena empresa.

 

 Assim, que o Acordo de Cooperação Técnica for assinado, serão disponibilizados os procedimentos de inscrição.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE ADMINISTRADORES PARA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ÀS MPES – MPE ASSISTIDA

 

O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa – SEMPE e o Conselho Federal de Administração – CFA, visa capacitar Administradores em métodos e processos que permitam a aplicação de habilidades e conhecimentos técnicos (áreas do conhecimento), interpessoais (apoio, assertividade, confrontação, estilo, processos grupais e saber ouvir) e de consultoria (contratação, diagnóstico, feedback, decisão) em micro e pequenas empresas.

 

Desta forma, o objetivo é que o Administrador vivencie o cotidiano de uma empresa e apresente ao final do curso o plano de negócio para a empresa atendida.

       

 Três turmas já foram capacitadas, com um total de 800 administradores.

 Está em fase de elaboração o novo Acordo de Cooperação Técnica.

DISSEMINAÇÃO DA CARTILHA DE COMPRAS PÚBLICAS – TC/PR

 

A Ação consiste em disseminar nas demais Unidades da Federação a cartilha elaborada pelo TCE-PR com o objetivo de orientar e uniformizar entendimentos sobre várias questões relacionadas a compras públicas, principalmente no que se refere ao tratamento diferenciado e favorecido às MPEs.

 

A cartilha está estruturada em perguntas e respostas e o objetivo é garantir uma segurança maior para o gestor público na hora de realizar uma contratação de uma MPE com o tratamento diferenciado e favorecido.

 

 A Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa - SEMPE iniciou uma parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil -  ATRICON, com o objetivo de elaborar uma cartilha de compras públicas, tomando como base a cartilha feita pelo TCE/PR, para distribuição em nível nacional.

 

   

 

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